Saturday, 27 February 2010

SAY MEOW ! JELLICO CATS ARE BACK! NOW AND FOREVER...



Gatos impressionam a humanidade há milênios, que o digam os egípcios e sua adorada rainha Cleópatra. Tal fascínio apoderou-se de mim desde garoto e já tive o privilégio de dividir morada com     Gizzet, que veio comigo do UK e era um típico "Lord",     Madonna,  branca e gorda, de olhos de um azul estonteante , Deméter, leve e elegante como uma pluma,  Mefistópheles, pretíssimo e de uma dignidade somente cotejada a de um rei , Ciprião, quieto, pensativo e adorador de música clássica ,  Elektra e suas crias, deusa absoluta de todos os recantos do enorme apartamento que foi minha primeira morada em São Paulo - entre outros. Brancos, pardos, pretos, de todos os tamanhos e qualidades, é maravilhoso aqui acolá tentar imaginar o mundo sob o olhar de um felino. Gatos são independentes, limpos e organizados. Nada contra os adoráveis cães ou outros pets e fetiches, mas definitivamente, tenho alma felina.

Com minha indispensável carteira de estudante aproveitei bem minhas estadias nas terra da rainha e também na Big Apple para adentrar no mundo mágico dos musicais. Gastei fortunas assim mesmo, pois mesmo pagando meia entrada na maioria deles, nosso "money" era e ainda é muito fraquinho se comparado às moedas do primeiro mundo...Às vezes deixava de ter uma das refeições diárias para economizar uns trocados. Não importava. Sendo naturalmente magro e elegante, nunca tive apetite voraz. Minha fome era outra: cultura. Assim sendo, este que vos fala, nobre leitor, teve o privilégio de assistir espetáculos fabulosos como THE PHANTOM OF THE ÓPERA, CATS, MISS SAIGON, JESUS CHRIST SUPER STAR, LES MISERABLES, entre outros. Todos no original, o que me ajudou muitíssimo e perfeccionar o  inglês, por exemplo. Devemos reverenciar a esses cantores e dançarinos fabulosos! São, sem sombra de dúvida, artistas multi facetados e talento sem igual!

Os grandes musicais tem sido apresentados aqui há alguns anos. Assumo minha relutância em confirmar presença nessas montagens. Traduções e versões - e isso não é culpa de ninguém - hão de ser sempre infiéis aos originais e como o idioma não é barreira para mim - que investi anos e muito dinheiro no aprendizado de línguas , a coisa fica mais complicada ainda. Encontro-me, todavia, a ponto de cometer um desatino contra a minha própria rabujice. Na próxima QUINTA FEIRA, dia 04 de MARÇO, estréia em SÃO PAULO, no Teatro Abril, da Brigadeiro Luis Antonio, a versão brasileira de CATS. O elenco é de primeira, as versões foram feitas pelo mestre TOQUINHO e já tive uma prévia do espetáculo no vídeo do ensaio geral divulgado pela NET essa semana! Irei sim, valorizar a prata da casa, mesmo porque conheço de longa data alguns dos bravos artistas brasileiros que toparam participar desse desafio. Há muito de belo a ser visto! CATS FOREVER!

DICAS SOBRE O ESPETÁCULO PINÇADAS DA INTERNET:

Versão da BROADWAY aportou por aqui em 2006:

04/08/2006 - 19h30
Musical "Cats" estréia em São Paulo com montagem americana
da Redação

Pela primeira vez no Brasil, o musical "Cats" estréia em São Paulo com uma montagem americana, na quarta (9), para uma temporada de 15 apresentações (até o dia 27), depois da qual segue para o Rio.

O musical, baseado livremente em um livro infantil do poeta americano T. S. Eliot, publicado pela primeira vez em 1939, conta a história de um grupo de gatos que se reúne numa noite para escolher qual dentre eles poderá renascer para uma nova vida na terra mítica de Heavyside Layer.

Um dos destaques do musical é a canção "Memory", balada que fez sucesso na voz de Barbra Streisand e Barry Manilow.

Desde sua estréia em Londres, em 1981, o musical de Andrew Lloyd Weber e Tim Rice já foi levado a mais de 20 países e 250 cidades, nos Estados Unidos, Canadá, México, Argentina, Coréia, Suíça, Alemanha, Bélgica, Áustria, Suécia e Cingapura, entre outros.

"Cats" já foi traduzido para 10 línguas e recebeu, entre outros prêmios, sete Tony Awards, considerado o Oscar do teatro.

A montagem que chega ao país não tem cantores brasileiros no elenco.

Clássico dos musicais, "Cats" ganha temporada brasileira no Teatro Abril
EDSON LOVATTO
Colaboração para o UOL
A partir de 4 de março, felinos de todas as cores e trejeitos do musical "Cats" tomarão conta do Teatro Abril, em São Paulo. As apresentações acontecem até 30 de maio, sempre às quintas e sextas, às 21h; sábados, às 17h e 21h; e domingos, às 16h e 20h.

O espetáculo, que estreou em Londres em 1981, é o segundo mais visto do mundo. Em seus 18 anos em cartaz (na Inglaterra e na Broadway), já foi visto por 9,8 milhões de pessoas. Só perde em público para "O Fantasma da Ópera" (13,5 milhões em 22 anos).

Um total de 38 artistas compõem o elenco da versão brasileira, que se revezam em mais de 10 números musicais. À frente do elenco estão Saulo Vasconcelos, que atuou em "O Fantasma da Ópera", "A Bela e a Fera" e "Lês Misérables"; Sara Sarres (de "O Fantasma da Ópera" e "Lês Misérables") e Paula Lima, cantora e jurada do programa "Ídolos", da TV Record. E coube ao compositor, cantor e instrumentista Toquinho o papel de adaptar as letras do musical para o português.

História
"Cats" é baseado em 14 poemas do livro infantil "Old Possum's Book of Practical Cats", publicado pela primeira vez em 1939 com ilustrações do próprio autor, o poeta americano T.S. Eliot. Ele escreveu a obra para os seus afilhados, depois de passar dias observando o comportamento de seus próprios felinos.

No musical, ambientado em um beco escuro, a tribo dos Jellicle Cats se reúne para celebrar quem são e quando o líder do grupo, o sábio e benevolente Old Deuteronomy (Saulo Vasconcelos), anuncia qual deles irá para um lugar especial chamado "Heavyside Layer", onde poderá renascer para uma nova "vida Jellicle". Só um dos gatos, no entanto, não compartilha da euforia do grupo: Grizabella (Paula Lima), que abandonou os companheiros anos antes para explorar o mundo lá fora e, agora, é desprezada por sua escolha. "É uma experiência bastante diferente de tudo que já havia feito. A técnica vocal é outra e a responsabilidade é enorme, porque falamos de um grande musical, marcante na história da Broadway e aplaudido no mundo todo", diz. "Gostava de musicais e, vivendo a experiência de fazer um, me tornei fã compulsiva!". No show, Paula Lima ainda interpreta a canção "Memory", com mais de 150 versões gravadas.

Parceria romântica
Enquanto Paula Lima faz sua estreia em espetáculos do gênero, Saulo Vasconcelos e Sara Sarres, par romântico em "O Fantasma da Ópera" (2005), comemoram 10 anos de musicais. "Estou muito feliz. Todo ator alimenta um pouco esta vaidade positiva de colecionar números, participar de eventos importantes. Com "Cats", encerro a trilogia dos grandes musicais do mundo", revela Saulo. "Continuamos uma parceria que vinha desde os tempos de faculdade", conta Sara.

Curiosidades
O musical estreou em Londres, em 1981, e, desde então, já se apresentou em mais de 20 países e 300 cidades, incluindo todos os Estados Unidos, Canadá e México, além de cidades como Buenos Aires, Seul, Helsinque e Cingapura. Já foi traduzido para 10 línguas (entre elas japonês, húngaro, norueguês, sueco, holandês e finlandês) e recebeu mais de 30 prêmios.

A montagem brasileira traz o mesmo design cênico do espetáculo visto na Broadway e foi desenvolvida especificamente para o Teatro Abril. Conta com 110 pessoas, entre brasileiros, americanos e ingleses, em ensaios diários que chegam a 8 horas. Os macacões utilizados pelo elenco são inteiramente pintados à mão e feitos de lycra especial para permitir mobilidade. São mais de 150 peças, entre roupas e acessórios, sendo 64 perucas.

Já o cenário, que reproduz o beco escuro onde os gatos se reúnem, apresenta um pneu gigantesco que se eleva no ar sobre uma nuvem de gelo seco quando Old Deuteronomy leva seu escolhido para o lugar onde viverá sua nova vida.

"CATS" 
Quando
: de 4 de março a 30 de maio de 2010 
Onde
: Teatro Abril (Av. Brigadeiro Luís Antônio, 411, Bela Vista, São Paulo-SP; quintas e sextas, às 21h; sábados, às 17h e 21h; e domingos, às 16h e 20h)
Quanto: de R$ 50 (balcão promocional) a R$ 240 (setor VIP)
Informações: 0/xx/11/4003-5588
Venda a grupos: 0/xx/11/2846-6232
Site: www.musicalcats.com.br


WWW.GOODNEWS.WS Cats (musical) - Click here for another funny movie.

No comments:

Post a Comment

Search This Blog

Followers

About Me

My photo
I am one of those guys with a fat address book - maybe because all my friends tell I'm charming and clever! But as far as I´m concerned, friendship is a club of seven people which was fully by the time I was 25. We all share the same interests, and we don´t make any demands on one another in emotional terms - which is something I would avoid like the plague. It´s not that I don´t like making new friends easily...They have to cativate me at first...We all grew up in the same social, professional and geographical world that we now occupy as adults. The group of seven offers me as much security and intimacy as I require!