Wednesday 27 April 2011

BETTER ABROAD!


MBA: instituições brasileiras quase não aparecem nos rankings internacionais

Gabriel Souza Elias
Em São Paulo


As escolas brasileiras fazem aparições esporádicas nas listas dos melhores cursos de MBA do mundo. Existe, ainda, uma diferença conceitual entre os MBAs internacionais e os similares nacionais: aqui, os cursos não conferem título de pós a quem opta por esse tipo de formação.
Segundo o último ranking global divulgado pelo jornal Financial Times, em janeiro deste ano, os melhores cursos de MBA do mundo em 2010 foram oferecidos pela London Business School, no Reino Unido, e pela Warthon, escola da universidade da Pensilvânia (EUA).

Nas últimas duas listas divulgadas pelo jornal, somente duas universidades da América do Sul figuram entre as cem melhores de cada ano: o instituto Coppead, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), 65º colocado em 2009, e a argentina IAE Business School, que ficou em 98ª na lista de 2010.
A revista América Economía também avalia London Business e Warthon entre os cinco primeiros de seu ranking 2010, mas a instituição britânica aparece na segunda colocação, enquanto a norte-americana cai para o quinto posto. A Harvard Business School (EUA) é a primeira da lista, que também conta com as espanholas IE Business (Madri, 3º lugar) e IESE Business (Barcelona, 4º lugar). A revista destaca a FGV-SP como melhor escola da América Latina para se cursar um MBA.
No Brasil, o ranking de maior destaque é produzido anualmente pela revista Você S/A. Nas duas últimas edições (2009 e 2010), o OneMBA foi classificado como melhor programa executivo oferecido no país. O curso é oferecido em quatro continentes e, no Brasil, é ministrado pela Escola de Administração de Empresas da FGV-SP. A EAESP também é avaliada como melhor mestrado em administração.
Cursos executivos e de gestão empresarial se destacam na lista principal do ranking brasileiro em 2010, que conta até com um programa específico para gestão industrial (o MBA Indústria, da PUC-PR, 31º colocado). Nas listas de cursos de MBAs específicos, a FIA-SP (Fundação Instituto de Administração) está no topo de três: Recursos Humanos, Tecnologia da Informação e Marketing. O Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa) é líder do ranking de cursos de Finanças.

De R$ 9.000 a R$ 150.000


O valor médio gasto por um aluno de MBA no Brasil é de R$ 30 mil, para programas com 20 meses de duração (480 horas/aula presenciais, padrão adotado com base nos cursos oferecidos no exterior). Entre os dez melhores ranqueados no Brasil pela Você S/A, o curso mais barato de 2010 foi oferecido pela Unifacs (Universidade de Salvador), com custo próximo a R$ 9 mil. Já para se formar através do OneMBA, o aluno terá de desembolsar valor superior a R$ 110 mil –o programa do curso é internacional. Este custo é bem próximo do valor praticado pelas instituições de ensino de maior destaque no exterior. O MBA executivo na London Business School custa pouco menos de 58 mil libras (cerca de R$ 150 mil). E o custo estimado pela Warthon para o ano acadêmico 2010-2011, que inclui despesas com hospedagem e saúde, é de 84 mil dólares (cerca de R$ 145 mil).

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I am one of those guys with a fat address book - maybe because all my friends tell I'm charming and clever! But as far as I´m concerned, friendship is a club of seven people which was fully by the time I was 25. We all share the same interests, and we don´t make any demands on one another in emotional terms - which is something I would avoid like the plague. It´s not that I don´t like making new friends easily...They have to cativate me at first...We all grew up in the same social, professional and geographical world that we now occupy as adults. The group of seven offers me as much security and intimacy as I require!