Monday 2 May 2011

WOULD YOU MIND IF...


Universidades de São Paulo tornam inglês língua 

'oficial'


JULIANA COISSI
DE RIBEIRÃO PRETO
FOLHA COTIDIANO  

Turma da FEA-USP de Ribeirão assiste à aula em inglês no instituto; universidades de SP tornam inglês língua 'oficial'

Turma da USP de Ribeirão assiste à aula em inglês no instituto; universidades de SP tornam inglês língua 'oficial'

Aulas ou seminários em inglês, sem tradução, em diferentes áreas do ensino universitário --como agronegócio, química e odontologia.
O cenário poderia ser uma universidade dos EUA ou da Europa, mas não é.
Instituições do interior do Estado de São Paulo têm ampliado suas ofertas com língua estrangeira. O objetivo é enriquecer o currículo dos alunos e prepará-los para o mercado de trabalho.
Na FEA (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade), da USP de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), a disciplina agrobusiness é um dos exemplos. Até o professor Marcos Fava Neves se surpreende com o resultado. "É um ambiente rico. Não sonhava ver isso tão cedo na USP", diz.
A aula atrai alunos outros cursos, como química e farmácia. A opinião dos "forasteiros" amplia o debate.

"Na aula de agrobusiness, vimos que os estrangeiros têm uma visão mais protecionista das coisas deles e preocupada com a sustentabilidade", afirma Fava Neves.
Há até turmas com predomínio de estrangeiros. É o caso da aula de gerência e promoções de vendas, também da administração.
Única brasileira, Marcela Zucherato, 23, convive com colegas de culturas bem distintas, como Teemy Nyyssonen, 23, da Finlândia, e Juan Ortiz, 21, da Colômbia.
No curso de relações internacionais da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Franca, os alunos se preparam o ano inteiro para simular um congresso da ONU.
Eles se tornam delegados de países. Algumas das "rodadas de negociações" são em inglês. "A experiência ajuda não só a dominar a língua mas a aprender a negociar", diz o professor Marcelo Passini Mariano, coordenador do Gepezoi, grupo que organiza as simulações.

No comments:

Post a Comment

Search This Blog

Followers

About Me

My photo
I am one of those guys with a fat address book - maybe because all my friends tell I'm charming and clever! But as far as I´m concerned, friendship is a club of seven people which was fully by the time I was 25. We all share the same interests, and we don´t make any demands on one another in emotional terms - which is something I would avoid like the plague. It´s not that I don´t like making new friends easily...They have to cativate me at first...We all grew up in the same social, professional and geographical world that we now occupy as adults. The group of seven offers me as much security and intimacy as I require!