Thursday 3 June 2010

IT´S SUCH A PARADISE...

Buraco Azul no mar de Belize pode ser visto desde o espaço!

O Buraco de Belize tem 125 metros de profundidade e 300 de diâmetro

Belize é um país bem peculiar. Trata-se do único da América Central que tem o inglês como língua oficial e é igualmente o único a não ser banhado pelo Oceano Pacífico. Fora isso, também tem status de menos populoso do Caribe. No turismo, seus destaques são ruínas maias, uma densa natureza, incomparável na região, e boas opções de mergulho na maior barreira de coral do hemisfério norte.

O principal ponto turístico desse país espremido entre México e Guatemala é o Grande Buraco Azul: um gigantesco buraco no mar, com 125 metros de profundidade e 300 de diâmetro. Sua impressionante tonalidade escura pode ser vista do espaço. Graças à sua água cristalina, a luz solar chega até 60 metros de profundidade criando um habitat rico e harmônico, onde os mergulhadores podem se aproximar de tubarões e arraias sem medo de ser atacados.
Os 290 quilômetros do Sistema de Reservas de Barreira do Recife de Belize, Patrimônio da Humanidade segundo a Unesco. Há 70 diferentes tipos de corais duros, cerca de 500 espécies de peixes, além de golfinhos, tubarões-baleia e tartarugas. Para avistá-los, basta chegar nos atóis de Turneffe e Glovers. Outros pontos interessantes para praticar mergulho são a reserva marinha Hol Chan, Caye Caulker e Gladden Spit.
As melhores praias podem ser encontradas em Placencia, no sul do país, mas o grande diferencial desse pequeno país está em suas ilhas, com destaque para Ambergis Caye e Caye Caulker. A primeira é maior e tem excelente infra-estrutura para receber turistas, atraidos pelo Grande Buraco Azul. Caye Caulker, no entanto, é mais intimista e atrai principalmente mochileiros e mergulhadores.
Cerca de 40% do território de Belize está sob proteção ambiental do governo. O santuário ecológico Crooked Tree Wildlife talvez seja o melhor ponto do Caribe para avistar pássaros. Já quem busca adrenalina deve ir ao santuário Cockscomb Basin, primeira reserva para jaguares no mundo. Outros felinos encontrados são o puma, a jaguatirica, gato-maracajá e gato mourisco.
Belize também atrai pelos restos da cultura maia. A cidade arqueológica mais procurada é Caracol, no coração da reserva de Chiquibul. Aqui, está a maior construção feita por um homem em Belize: Canaa (significa "lugar no céu") de 43 metros de altura. Disputa a primazia a Lamanai. A diferença é que essa, além da herança maia, possui igrejas e um engenho de açúcar frutos da colonização espanhola. Em Lamanai, o acesso se faz somente de barco, pelo rio New River. Outras boas opções de ruínas são Actun Tunichil Muknal, Tikal, Cerros e Xunantunich.
Agência Andrés Bruzzone Comunicação
Especial para Terra

No comments:

Post a Comment

Search This Blog

Followers

About Me

My photo
I am one of those guys with a fat address book - maybe because all my friends tell I'm charming and clever! But as far as I´m concerned, friendship is a club of seven people which was fully by the time I was 25. We all share the same interests, and we don´t make any demands on one another in emotional terms - which is something I would avoid like the plague. It´s not that I don´t like making new friends easily...They have to cativate me at first...We all grew up in the same social, professional and geographical world that we now occupy as adults. The group of seven offers me as much security and intimacy as I require!